top of page

Serviços

Apoio Psicológico Online

Algumas razões para recorrer a uma consulta online:

•    Impossibilidade de se deslocar ao local da consulta, seja por motivos de saúde, viagem, reduzida mobilidade;
•     Inexistência de serviços próximos da residência, 
•    Casos em que o cliente não se sente confortável numa interacção face-a-face.

​

No entanto, a consulta online não substitui uma presença individual.

As Consultas de Psicologia Online estão legalmente enquadradas e regem-se, tal como as consultas presenciais, pelos princípios do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
O cliente pode agendar a consulta através do formulário, por e-mail ou telefone.
O pagamento da consulta deverá ser feito 24 horas antes da mesma e o comprovativo deverá ser enviado para o e-mail.
Aconselha-se que procure um local confortável e privado.
 

Tempo: Aproximadamente 1 hora

Consulta de Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica tem como principal objectivo compreender o comportamento de determinada pessoa e a partir desse conhecimento, tomar decisões e esboçar planos de tratamento. Um teste psicológico, por mais válido que seja, é um instrumento mudo e o valor desta ferramenta não pode ser separado da competência técnica do psicólogo. Torna-se necessário olhar a pessoa no seu contexto familiar, médico, educacional, social, etc.

Indicações: Despiste de perturbação de hiperactividade/défice de atenção, perturbações específicas da aprendizagem ( dislexia, discalculia, expressão escrita), défice cognitivo, avaliação da personalidade, etc.

Frequentemente pedida por pais de crianças em idade escolar.

​

Tempo: Variável, conforme os testes aplicado e o objectivo da avaliação.

Consulta de Psicologia/Psicoterapia de Adulto

A psicoterapia é um tratamento colaborativo baseado na relação entre o/a cliente e a psicóloga. Fundamentada no diálogo, a psicoterapia fornece um ambiente de apoio que lhe permite falar abertamente com alguém que é objectivo, neutro e imparcial. Você e a sua psicóloga irão trabalhar em conjunto para identificar e mudar os padrões de pensamento e de comportamento que o/a estão a impedir de atingir o bem-estar.

No momento em que se sentir pronto para inicar terapia vai perceber que, além de resolver o problema que o levou à consulta ,  irá também aprender novas habilidades para que possa lidar melhor com quaisquer desafios que possam surgir no futuro.

Com uma abordagem eclética, envolvendo diversas perspectivas ( sistémica, cognitivo-comportamental, psicanalítica...) para ir de encontro ás necessidades do/a cliente.

Problemáticas mais comuns: questões de auto-estima, insegurança, medos e fobias, depressão, ansiedade,insatisfação com a vida, problemas no local de trabalho, perturbações da alimentação ( anorexia, bulimia), disfunções sexuais, questões de identidade de género, adicções ( tabaco, álcool, substâncas ilicitas, jogo, redes sociais, etc), perturbação obsessivo-compulsiva, perturbação bipolar, problemas relacionados com o sono, perturbações psicossomáticas, trauma, luto, etc.

​

Tempo: aproximadamente 1 hora

Consulta da Criança/Jovem

A consulta da criança/jovem visa desenvolver meios para que ela possa lidar com o mundo a sua volta de forma saudável. Os pais/educadores são agentes de mudança no que toca às crianças, pelo que são parte integral do processo terapêutico.

A entrevista inicial tem como objectivo fazer uma avaliação global da situação, identificar o motivo da consulta e ajudar a clarificar o problema ou problemas e preocupações existentes.

A criança/jovem é habitualmente trazida à consulta pelos pais/ educadores que ficam para esta primeira entrevista. Há um momento de separação em que a psicóloga fica a sós com a criança/jovem. Quando se trata de adolescentes, muitos já pedem para vir sozinhos às consultas.

Problemáticas mais frequentes: Até aos 5 anos (vómitos, retenção de fezes, insónias, terrores nocturnos, medos diversos, sonhos angustiantes, birras, reacções coléricas, agitação psicomotora), entre os 6 e 10 anos( tiques, gaguez, défice de atenção, enurese nocturna, encoprese, rituais obsessivo-compulsivos, etc.), outros ( dificuldades de adaptação escolar, dificuldades no sono, angústia de separação, trauma, luto, depressão, ansiedade, etc). Adolescência (comportamentos auto-lesivos ( cortes, etc), perturbações da alimentação, humor deprimido, ansiedade, abuso de substâncias, comportamentos sexuais de risco, perturbações psicossomáticas, etc).

​

Tempo: aproximadamente 1 hora

Consulta/ Terapia de Casal

Consulta feita com os membros do casal, embora possam existir algumas sessões individuais como parte do processo terapêutico.

Modelo sistémico da terapia de casal.

Aparecer mais cedo na terapia significa não deixar arrastar os problemas e degradar a relação. Trata-se também de preservar a sua saúde, dado que vários estudos ligam os problemas crónicos das relações a problemas no trabalho, ansiedade, alterações no humor e menor nível de satisfação nas relações sociais.

Problemáticas mais comuns: Casais com dificuldades crónicas de comunicação; incompatibilidades na gestão parental; relações tensas com as famílias de origem; dificuldades na relação sexual; casais que identificam precocemente circunstâncias que poderão vir criar tensão na relação (oposição da família ao casamento, etc); relação extraconjugal de um dos membros do casal (conhecida por ambos), monotonia/desinteresse na relação, etc.

​

Tempo: aproximadamente 1h

​

EMDR

EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing quer dizer Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular. Trata-se de um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro, a qual promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.
As memórias ainda são recordadas mas o efeito perturbador desaparece. O EMDR recria o que acontece naturalmente durante o sonho ou o sono na fase REM (Rapid Eye Movement) e pode ser encarado como uma terapia de base fisiológica, que ajuda a pessoa a encarar e viver os traumas de uma forma nova e sem os efeitos perturbadores.
É um poderoso método psicoterapêutico. O EMDR é muito eficiente, e  os resultados são duradouros a longo prazo.
Desenvolvida pela Drª Francine Shapiro, psicóloga americana, na década de 80, e desde então tem sido um dos métodos psicoterapêuticos mais amplamente pesquisados nos EUA, com recomendação especial da OMS e da Associação Americana de Psiquiatria.
Indicações: Depressão, Ansiedade; Medos e Fobias; Dor Crónica; Cessação Tabágica; Adições; Perturbação de Pânico; Perturbação Stress Pós-Traumático, etc.

​

Tempo: 90 minutos a primeira sessão e aproximadamente 60 minutos as seguintes.

Consultas de Psicologia em Aveiro

Local: Clínica Médica e Dentária - Lacerda

Rua Almirante Cândido dos Reis, 110

3800-097 Aveiro

Horário: Segunda-feira em horário a combinar.

​

Please reload

bottom of page