top of page

Blog

Quais são os diferentes tipos de psicoterapia?

Existem muitas abordagens diferentes para a psicoterapia. Os psicólogos geralmente recorrem a uma ou mais. Cada perspectiva teórica actua como um guia para ajudar o psicólogo a entender os clientes, os seus problemas e desenvolver soluções.

O tipo de tratamento que irá receber dependerá de uma variedade de factores: a pesquisa psicológica actual, orientação teórica do seu psicólogo e aquilo que funciona melhor para sua situação.

A perspectiva teórica do psicólogo vai afectar o que acontece em consulta. Os psicólogos que usam a terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, têm uma abordagem prática para o tratamento. O seu psicólogo pode pedir-lhe para enfrentar determinadas tarefas destinadas a ajudar a desenvolver estratégias para lidar com as situações de forma mais adequada e eficaz. Esta abordagem geralmente envolve trabalhos de casa. O psicólogo pode pedir-lhe para reunir mais informações, tais como registar suas reacções a uma situação particular. Ou pode querer que pratique novas habilidades entre as sessões, tais como pedir alguém com fobia a andar de elevador para praticar apertar os botões do elevador. Também podem ser “receitadas” tarefas de leitura para que o/a cliente possa aprender mais sobre um determinado tópico.

Em contraste, as abordagens psicanalíticas e humanistas geralmente concentram-se mais em falar. Você pode passar as suas sessões a discutir as suas primeiras experiências, de forma a ajudar o psicólogo e a você mesmo a entender melhor as causas dos seus problemas actuais.

O psicólogo pode combinar elementos de vários estilos de psicoterapia. Na verdade, a maioria dos terapeutas não se prende a qualquer uma das abordagens. Em vez disso, misturam elementos de diferentes abordagens e adaptam a intervenção de acordo com as necessidades de cada cliente.

A principal coisa a saber, é se o psicólogo tem experiência na área que precisa de ajuda, e se o/a psicólogo/a sente que o/a pode ajudar.

traduzido e adaptado de: http://www.apa.org/helpcenter/understanding-psychotherapy.aspx

Featured Posts
Arquivo
bottom of page